terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O conceito de tempo


O tempo está presente em todo lugar, mas não ocupa lugar no espaço. Podemos medi-lo, mas não podemos vê-lo nem senti-lo. Fazemos uso dele todos os dias, mas não somos capazes de defini-lo. Podemos gastá-lo, desperdiçá-lo, aproveitá-lo, “matá-lo”, mas não podemos destruí-lo nem mudá-lo. O tempo é uma das grandezas básicas dos sistemas de medidas e é usado em muitas equações na Física. Mas, ao contrário das outras grandezas básicas (comprimento, massa e temperatura), o percebemos apenas através da nossa consciência e da observação de seus efeitos. Além disso, o tempo é unidirecional. O passado não pode voltar e o futuro terá que esperar (JESPERSEN e RANDOLPH, 1999).
O Dicionário Aurélio define tempo como:
1. A sucessão dos anos, dos dias, das horas, etc., que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro: o curso do tempo; O tempo é um meio contínuo e indefinido no qual os acontecimentos parecem suceder-se em momentos irreversíveis...2. Momento ou ocasião apropriada (ou disponível) para que uma coisa se realize...8. Física Coordenada que, juntamente com as coordenadas espaciais é necessária para localizar univocamente uma ocorrência física (FERREIRA, 1986, p.1660).
Se entendermos por ciclo um período de tempo em que um evento periódico se repete, então, contar o tempo é simplesmente contar ciclos, ou unidades de tempo, e o relógio é o dispositivo que faz essa contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário