terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Introdução


A abordagem interdisciplinar relaciona a Física com outras disciplinas do Ensino Médio utilizando como tema estruturador “a evolução dos relógios e da concepção de tempo”. O referido tema foi escolhido pela relevância que a sociedade atual dá ao tempo, pela importância do relógio e pela abrangência dos conteúdos envolvidos nessa evolução.
A viagem tem início na Pré-História, onde um monumento megalítico parece ter sido o primeiro dispositivo de contagem de ciclos. Na Antiguidade, os egípcios, babilônios e gregos ganharam destaque, cada um com sua contribuição. Na Idade Média, convém destacar o papel da Igreja no desenvolvimento do relógio mecânico que, curiosamente, despertou a idéia de produtividade e, posteriormente, de lucro e de riqueza, fazendo com que a burguesia se tornasse mais poderosa que a Igreja.
A Revolução Científica foi um marco para a história da Física, assim como para as outras ciências que foram batizadas nessa ocasião. Mais tarde, com a descoberta da radioatividade foi possível estimar a idade da Terra, finalizando uma controvérsia entre ciência e religião iniciada na Idade Média. E, no século XX, os relógios de quartzo e o relógio atômico provocaram grandes mudanças na sociedade e contribuíram para o desenvolvimento de tecnologias avançadas.
A partir dessa viagem, buscamos uma unificação do conhecimento, por meio de uma análise interdisciplinar, na medida em que percebemos que somos parte de um todo e que a Física nunca esteve sozinha, mas articulada com as outras ciências.

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