A abordagem
interdisciplinar relaciona a Física com outras disciplinas do Ensino Médio
utilizando como tema estruturador “a evolução dos relógios e da concepção de
tempo”. O referido tema foi escolhido pela relevância que a sociedade atual dá
ao tempo, pela importância do relógio e pela abrangência dos conteúdos
envolvidos nessa evolução.
A viagem
tem início na Pré-História, onde um monumento megalítico parece ter sido o
primeiro dispositivo de contagem de ciclos. Na Antiguidade, os egípcios,
babilônios e gregos ganharam destaque, cada um com sua contribuição. Na Idade
Média, convém destacar o papel da Igreja no desenvolvimento do relógio mecânico
que, curiosamente, despertou a idéia de produtividade e, posteriormente, de
lucro e de riqueza, fazendo com que a burguesia se tornasse mais poderosa que a
Igreja.
A Revolução
Científica foi um marco para a história da Física, assim como para as outras
ciências que foram batizadas nessa ocasião. Mais tarde, com a descoberta da
radioatividade foi possível estimar a idade da Terra, finalizando uma
controvérsia entre ciência e religião iniciada na Idade Média. E, no século XX,
os relógios de quartzo e o relógio atômico provocaram grandes mudanças na
sociedade e contribuíram para o desenvolvimento de tecnologias avançadas.
A partir
dessa viagem, buscamos uma unificação do conhecimento, por meio de uma análise
interdisciplinar, na medida em que percebemos que somos parte de um todo e que
a Física nunca esteve sozinha, mas articulada com as outras ciências.
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